1 de maio de 2016

Resenha do livro: A Menina Que Colecionava Borboletas


O que temos para hoje é... Uma deliciosa resenha de livro, que há muito tempo eu não fazia aqui né! Resolvi então fazer a minha resenha sobre o livro A Menina Que Colecionava Borboletas da Bruna Vieira.


O livro foi lançado em 2014, e publicado pela Editora Gutenberg é o terceiro livro da Bruna e reúne 148 crônicas escritas por ela abordando diversos assuntos. Tem tanto crônicas inéditas, como crônicas que já foram publicadas no blog depoisdosquinze.com. E essa capa Maraaaavilinda demaixxxxxx foi ilustrada pela Malena Flores. Eu particularmente sou apaixonada pelas capas dos livros da Bruna, e essa com certeza é uma das minhas preferidas!


Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí.


"Abrimos a janela, destrancamos a porta e colocamos na mesa todas as nossas expectativas."


Quando essas crônicas foram escritas, o período até o lançamento do livro, a Bruna estava com 19 anos, e o livro passa muito a sensação de uma Bruna mais confiante de si, que está amadurecendo em diversos aspectos, tanto pessoal, como profissional, até mesmo a sua escrita fica mais "firme", mais madura. E eu me identifiquei demais com muitos textos do livro, assim como o livro todo em si. Acredito que por eu ler ele agora, momento em que estou em uma idade, ou momentos parecidos com os da Bruna na época, faz com que eu me identifique e de certa forma me encontre em vários momentos nesse livro. Enquanto lia, me peguei várias vezes refletindo e até mesmo associando situações vividas nas crônicas com momentos em que passei recentemente. É como se fosse se encaixando. Dessa forma a leitura aconteceu de uma maneira super leve. Fácil. 

O livro tem muitas metáforas, lições de vida que nos deixam bastante pensativos principalmente em relação as escolhas. Sabe, teve muitos momentos que li um trecho, ou um texto inteiro, e parava para ficar pensando sobre o que está escrito ali, e sempre associando com o que acontece em nossas vidas. O livro faz meio que a gente perceber certas coisas.


 "Não existem garantias ou promessas que durem para sempre. Precisamos continuar lutando por aquilo em que acreditamos. Já dizia o Pequeno Príncipe: “Tu te tornas responsável por aquilo que cativas”. (pág.27)" 


"Não existe certo ou errado. O melhor caminho é sempre aquele que te faz olhar ao redor e perceber os pequenos detalhes." (pág. 73)


"Quando você deseja o bem, o bem te deseja também."


Pesquisando mais sobre o livro encontrei uma resenha muito boa sobre ele, feita pela Glaucia Cássia do blog Mais Que Livros. Em que ela diz:

"Abordando temas como: AmizadePadrões de BelezaViagens e Morar Sozinha, a autora mostra que mesmo com tão pouca idade está apta a falar de qualquer assunto e mostrar que é possível tirar lições de qualquer experiência, sendo ela boa ou ruim. Afinal, somos nós quem decidimos se vamos nos abater em meio as dificuldades que a vida nos impõe, ou se iremos nos levantar, sacudir a poeira e seguir em frente com a cabeça erguida.

Já no início do livro é possível compreender a mensagem que a autora quer nos passar, e na boa é impossível não concordar com ela, pois estamos sempre muito preocupados com os padrões e rótulos impostos pela sociedade e pela vida em si, e esquecemos de quem nós realmente somos. E no meio desta confusão acabamos perdendo nossa verdadeira essência e nossa identidade, então o melhor a fazer é lembramos que a vida é uma só, e erros vão acontecer, e pessoas irão nos decepcionar e irá esperar de nós aquilo que nunca nos dispusemos a dar. E no fim será que vai valer a pena todo esse teatro? Acredito que não, pois para fazermos o bem aos outros é necessário antes fazermos e estarmos bem com nós mesmos."



"Crescer é assim. Você aumenta de tamanho e ganha mais espaço aí dentro."


"Acreditar nos sonhos de alguém é uma das formas mais bonitas de demonstrar carinho e amor."  (uma das minhas frases preferidas!)


"Eu não quero te consertar. Nunca quis. Quero é provar que podemos ser exatamente assim, cheios de defeitos e sem nenhuma garantia. Invisíveis para o resto do mundo, mas o suficiente um para o outro." (pág. 75)


"Decepções em geral nos fazem pensar sobre a maneira como levamos a vida. Principalmente quando estamos sozinhos. [...] Penso que quando não temos alguém para agradar, nos resta agradar a nós mesmos." (pág. 49)


"Você estava errado. Todos nós vivemos dentro de uma bolha e nem sempre podemos controlar a direção do vento. Mas a maneira como enxergamos o trajeto e quem escolhemos para estar ao nosso lado, isso sim, é uma tarefa completamente nossa. São atitudes, palavras, valores e um monte de coisas cujo verdadeiro valor a gente só descobre quando aprende a ser leve. E assim, acredito eu, vamos longe." (pág. 50)


"Não existem garantias ou promessas que durem para sempre. Precisamos continuar lutando por aquilo em que acreditamos."

"Para quem realmente se importa, os detalhes fazem toda diferença."



Eu fiquei completamente apaixonada por esse livro, e recomento MUITO para todos! E de todas as idades! Vale muito a pena ler! Ahh, eu já tenho o hábito de anotar alguns trechos dos livros que leio, e que gosto, me identifico, com esse livro eu saí anotando muuuitos, ainda quero anotar mais! Então coloquei alguns trechinhos espalhados por esse post e fotografei algumas partes super lindas do livro.


"Para superar de verdade os problemas, precisamos nos reinventar. Mergulhar dentro dos próprios pensamentos e encontrar uma pontinha de esperança que nos faça querer seguir em frente e parar de chamar tanta atenção para algo que, no final das contas, é só nosso."


Fotos: Renata Rodrigues


Quem já leu algum livro da Bruna? O que acharam? E gostaram dessa resenha? Me digam aqui nos comentários! Beijuxxxx ;*




Nenhum comentário:

Postar um comentário