17 de março de 2014

Resenha de livro: Estilhaça-me


Já faz um tempo que eu estava louca para fazer uma resenha sobre esse livro, e agora vai! Desde que li, queria que todo mundo também lê-se. É um livro muito bom, mas não é muito conhecido. A capa é bem atrativa, e só de olhar já dá uma certa vontade de ler. O livro te surpreende, você começa a ler e não dá muita coisa pela história, mas depois de uns 4 ou 5 capítulos pronto! Paixão! Os capítulos do livro não são extensos, o que não torna ele cansativo. Quando você começa a ler, não sente e não quer parar! 



Autor: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 302
Lançamento: 2012

"Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro."


"Juliette está há 264 dias isolada das pessoas e do mundo. Ela é perigosa. Seu toque é mortal. Depois de ser confirmada como uma ameaça, ela foi trancada para o seu bem e de toda as pessoas a sua volta. O mundo não está muito melhor: a atmosfera está destruída, comida e animais são escassos. Um grupo promete resolver a situação: O Restabelecimento. O que sobrou do mundo foi dividido em 3.333 setores, cada um com seu representante. O setor de Juliette é comandado pelo jovem Warner, ele a quer como arma a favor do RestabelecimentoPara impor o respeito necessário."


O livro é mais uma distopia, e como os livros distópicos, traz uma crítica sobre o mundo atualmente, sobre as formas de consumo desenfreado, a exploração dos recursos da natureza e as consequências disso. A história se passa em uma época onde o mundo já sofria pela falta de todos esses recursos, e "tentam resolver". 

No início a história é meio confusa pelo uso frequente de palavras e frases riscadas. Mas durante a leitura você vê como isso faz diferença, pois Juliette diz uma coisa, mas o que ela está pensando é outra, e isso é colocado lá na frase também. Mas de uma outra forma. O início é confuso, mas com alguns capítulos você começa a compreender a história. 

Juliette está aprisionada, mas ela não é louca, ela não pode tocar nas pessoas, por isso é renegada, e foi afastada do mundo. Mas tudo muda no dia que ela recebe um companheiro de cela. E muito do que também foi trancado dentro dela vem à tona e aflora muitos sentimentos, e sentidos.


E o romance... ahhh gente o romance, não tem nada, nada mesmo de um romance muito meloso e clichê, muito pelo contrário, é ardente, é proibido.É um romance com ação, com momentos que você perde a respiração! Cada momento do livro é fascinante e envolvente, não cansa de forma alguma, e quando terminei de ler fiquei louca para ler a continuação, que se dá no segundo livro da trilogia Liberta-me. Em breve farei resenha sobre ele!


“A única existência que conheço agora é a que me foi dada. Um eco do que costumava ser.”

“A esperança neste mundo sangra do cano de uma arma.”

“Tenho gritado por anos e ninguém jamais me escutou.”

"Espio suas feições, o sorriso torto que eu quero provar, a cor de seus olhos que eu usaria para pintar um milhão de quadros."

"Estou me afogando em seus olhos e não sei o que dizer."


E resumindo, sobre Estilhaça-me VOCÊS PRECISAM LER!



Nenhum comentário:

Postar um comentário